FRASES

terça-feira, 8 de abril de 2014

Projeto de Abaetetuba representará o Brasil em feira científica na Europa

        Ruan   -     Prof. Jerriomar   -   Ellen      Foto: CCIA

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de abril, os jovens, Ruan Gaia (15 anos) e Ellen Gaia (14 anos), ambos oriundos do município de Abaetetuba-Pa, estarão representando o Brasil em uma das maiores feiras científicas da Europa, a EXPORECER JOVEM 2014, que acontecerá em Barcelona.
Os irmãos Gaia com são conhecidos, estarão expondo o Projeto “Colete Salva-Vidas de Miriti: Uma outra alternativa”, que surgiu da preocupação do não uso do colete salva-vidas por boa parte dos ribeirinhos daquela região, pois, em entrevista, os donos das embarcações, apontaram o alto preço como justificativa do não uso do equipamento de segurança.
Os professores, Jerriomar Ferreira e Selma Maria, orientadores do projeto, ajudaram os jovens a encontrar na floresta amazônica a solução para o problema, pois dela, se retira quase todo o material necessário para confecção de um colete alternativo. O material encontrado foi o braço de miriti (pecíolo), palmeira conhecido pelos abaetetubenses na construção de brinquedos artesanais.
O miriti ou “isopor da Amazônia”, como também é conhecido, possui uma propriedade que o deixa flutuar, mas em contrapartida, ao passar do tempo, faz com que o material comece a absorver água. Assim, surge outra preocupação: Como impermeabilizar o miriti?. Após vários teste com seivas de árvores da região, encontrou-se na seringueira (Hevea brasiliensis) a solução para essa impermeabilização.
O próximo passo foi a  confecção do colete, o qual foi submetido a teste nos rios da região, demonstrando-se eficiente e a baixo custo.
Os irmãos Gaia, estudam na escola pública Basílio de Carvalho e fazem parte do Projeto “Cientista do Amanhã”, do Clube de Ciência de Abaetetuba. Em Barcelona, os estudantes estão acompanhados pelo professor Gilberto Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário