FRASES

terça-feira, 22 de abril de 2014

É DO PARÁ. É DE ABAETETUBA!


          Na última quinta-feira (17) a equipe de reportagem do Programa “É do Pará” da Tv Liberal, esteve no rio Arumanduba, na residência dos irmãos Gaia. Eles são destaques neste mês de abril no município pelo orgulho de terem representado a nossa querida Abaetetuba em uma das maiores feiras científicas da Europa, a EXPORECERCA JOVEM 2014, em Barcelona, nos dias 10, 11 e 12 de abril onde apresentaram o  Projeto “Colete Salva-Vidas de Miriti: Uma outra alternativa”.



 Na oportunidade a equipe de reportagem registrou imagens desde a retirada do braço de miriti (pecíolo), palmeira conhecida pelos abaetetubenses na construção de brinquedos artesanais, matéria-prima para a confecção do colete, com a análise desse material feita no Clube de Ciências da cidade, até a experimentação do colete pelos protagonistas do projeto.



          O miriti ou “isopor da Amazônia”, como também é conhecido, possui uma propriedade que o deixa flutuar, por absorver água com o passar do tempo, foi impermeabilizado com a seiva da árvore da seringueira (Hevea brasiliensis) para posterior confecção final, tornando-se eficiente e a baixo custo.
Esse projeto surgiu da preocupação do não uso do colete salva-vidas por boa parte dos ribeirinhos da região, que apontaram o alto preço do utensílio como principal justificativa para não ser encontrado nas pequenas e médias embarcações.


Os irmãos Ellen e Ruan Gaia, estudam na escola pública Basílio de Carvalho e fazem parte do Projeto “Cientista do Amanhã”, do Clube de Ciência de Abaetetuba e têm como orientadores do Projeto os professores, Jerriomar Ferreira e Selma Maria. O professor Gilberto Silva tornou-se um grande parceiro e incentivador para a participação dos alunos nas feiras regionais e internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário